Xenófanes de Cólofon
Xenófanes nasceu em 570 a.C. na cidade de Cólofon (atual Turquia), na Jônia, na região da Ásia menor. Passou a viver sua vida na Sicília, quando os persas invadiram a Grécia.Permaneceu exilado no sul da Itália, visitando diversas cidades. Na sua longa caminhada, tornou-se um homem muito sábio e admirado.Escreveu diversas poesias as quais atualmente, podemos encontrar alguns trechos. Estudos afirmam que ele visitava os lugares e recitava suas poesias.Foi portanto, no sul da Itália que ele e outros pensadores fundaram a Escola Eleática. Além dele, destacam-se na escola os filósofos gregos Parmênides e Zenão. Xenófanes foi mestre de Parmênides de Eleia, um dos mais importantes filósofos da filosofia antiga. Os pré-socráticos recebem esse nome pois antecederam um dos maiores filósofos gregos: Sócrates. Esse período, chamado de naturalista, foi o primeiro de desenvolvimento da Filosofia Grega, que ocorreu entre os séculos VII ao V a.C. Xenófanes teve uma vida longa, falecendo por volta de 475 a.C., com mais de 90 anos.
Principais Ideias de Xenófanes
Xenófanes, como a maioria dos filósofos pré-socráticos, focou seus estudos na natureza e por esse motivo, são também chamados de “filósofos da physis”.Decerto que os pré-socráticos buscavam encontrar respostas para a origem do mundo e dos homens nos elementos e fenômenos da natureza. Segundo Xenófanes, o ser humano era composto de terra e água.Desenvolveu diversas ideias relacionadas com a teologia. Sendo assim, defendeu a Unidade de Deus, o qual seria a essência de todas as coisas.Segundo ele, Deus era um ser perfeito, absoluto, superior e diferente dos homens, argumentando que ele era abstrato e não possuía formas humanas. Diante disso, criticou o antropomorfismo (forma humana) e os deuses da mitologia grega. Xenófanes não conseguia acreditar na ideia de proximidade entre Deus e o homem.Portanto, para ele era incoerente a ideia de que Deus fosse descrito com características humanas (físicas e psicológicas) Disseminou a importância do saber, que segundo ele, era mais importante que a aparência. De acordo com Xenófanes, o progresso somente seria conquistado pela sabedoria dos homens. Ademais, ele era a favor dos prazeres humanos, contanto que fossem moderados.

“É preciso um sábio para reconhecer um sábio.”
“Não é justo usar a força contra a sabedoria.”
“O que de belo e honesto os deuses não concedem aos homens senão o poder de muito trabalho e persistência.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário