Parmênides De Eleia foi um dos principais filósofos gregos pré-socráticos da Antiguidade. Seus estudos estiveram baseados nos temas sobre a ontologia do ser, da razão e da lógica.
Seu pensamento influenciou a filosofia da antiguidade bem como a filosofia moderna e contemporânea. Sua frase mais célebre é: “O ser é e o não ser não é.”
Parmênides nasceu em 510 a.C. na cidade grega de Eleia (atual Itália), situada na região da Magna Grécia. Filho de uma família abastada, o filósofo teve uma boa educação. Visto seu interesse pela filosofia, se aproximou das ideias de Pitágoras e da Escola Fundada por ele: a Escola Pitagórica. No entanto, não se aprofundou nas questões discutidas pelos pitagóricos, fundando uma Escola em sua cidade natal: Escola Eleática. Além dele, no grupo destacou-se o filósofo Zenão de Eleia, seu discípulo. Parmênides faleceu por volta de 470 a.C.
Pensamento: A Filosofia de Parmênides
Grande parte de seu pensamento está reunida na obra poética denominada “Sobre a Natureza”. Em seu poema, Parmênides explica sobre dois caminhos: o caminho da opinião e o caminho da verdade. O “caminho da opinião” (doxa) estaria baseado na aparência, e, portanto, levaria ao engano e as incertezas. Enquanto o segundo, denominado de “caminho da verdade” (alétheia) é conduzido pelo pensamento lógico baseado na razão. Segundo ele:
“É preciso que tu aprendas: o sólido coração da bem redonda Verdade e as opiniões dos mortais, nas quais não há verdadeira certeza. E, no entanto, também isso aprenderás: como as coisas que parecem deviam verdadeiramente ser, sendo todas em todos os sentidos”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário